Advogado, empresário, escritor, bibliófilo. Além desses títulos, o título de “embaixador” deveria ser acrescentado ao currículo do mais famoso amante dos livros do país. Em No mundo dos livros (Editora Agir, 104 páginas) José Mindlin desempenha com humildade esse papel e expõe o seu amor, seu entusiasmo e sua sólida crença na importância do livro para a formação intelectual e humana das pessoas. Despertar o interesse por esse fascinante e abrangente mundo da leitura é sua intenção nesta breve obra.
Longe de ser uma exposição elitista sobre livros, o texto é uma curta, porém instigante introdução aos aspectos que fazem parte do universo da leitura. Mindlin enfatiza que “a leitura é um mundo de liberdade intelectual” e que o mais importante não é a preocupação demasiada em ler os títulos com a chamada qualidade literária, e sim cultivar o hábito e o amor à leitura.
Contudo ele reconhece que infelizmente muitas pessoas ainda estão distantes da oportunidade de descobrir o prazer e as possibilidades que a leitura proporciona. Devido a problemas como o analfabetismo e a falta de acesso aos livros, muitos ainda estão excluídos desss fonte de histórias e conhecimento. No entanto ele acredita que essa realidade pode e deve ser mudada, ainda que seja um processo demorado mudar esse cenário em nosso país. Daí a importância da escola como fonte inicial e muitas vezes única de acesso e incentivo ao livro e à leitura.
Seja como fonte de conhecimento ou instrumento de libertação e inclusão, o potencial que o livro tem e o prazer que ele proporciona não devem ser subestimados. Por isso é urgente que cada vez mais pessoas conheçam e desfrutem desse potencial e prazer oferecidos pelo ato de ler.
Por ser breve o livro não se aprofunda nas questões que aborda e também não traz em suas páginas, rígidas listas e regras de um bibliófilo como se poderia esperar. Ele se traduz numa amigável conversa com alguém que ama e conhece livros e que sugere em vez de ditar.
Ao dar suas “pinceladas” sobre alguns dos vários aspectos que envolvem o livro e de compartilhar histórias e curiosidades sobres as obras que fizeram e fazem parte de sua vida e de sua biblioteca, Mindlin consegue nos fazer querer conhecer e adentrar cada vez mais no surpreendente mundo dos livros.
Nada substitui um bom livro.
Livro além de ser uma fonte de conhecimento é também uma grande fonte de prazer.
CurtirCurtir
Adorei seu blog, seu post, tudo aqui
NO meu blog também falo bastante sobre livros e me faltava um outro blog bom sobre o assunto
adorei parabéns
CurtirCurtir
bellissimo blog
adorei as post .
CurtirCurtir
A questão de ser breve, creio, é devida a esse fato mesmo de se voltar mais a questões sentimentais que “científicas” para propôr o amor à leitura – algo que tenho há tempos, e não troco por nada.
abç
Pobre Esponja
CurtirCurtir
Opa…é sem dúvida uma ótima dica de livro.
CurtirCurtir
Nada substitui um bom livro.
Livro além de ser uma fonte de conhecimento é também uma grande fonte de prazer. [2]
Adorei o blog, parabéns!
CurtirCurtir
Gostei muito dos assuntos que fala no seu blog.
bjs
http://diariodeumafocaemcrise.blogspot.com/
CurtirCurtir
a muito bom, seria otimo…
temos q dar valor aos poucos q tem
a virtude de admirar as coisas boas 😀
CurtirCurtir
lindo, adorei!
http://projetogalo.wordpress.com
CurtirCurtir
Uma vez eu li a biografia de Mindlin, realmente ele é impressionante.
Quando achamos que vimos toda a inteligência em uma pessoa, ele veem e mostra que tem muito mais a dar.
Muito interessante seu post!
Beijos.
CurtirCurtir
Que lindo texto.
Livros são todos muito bemvindos 🙂
Posso lincar-lá? rs
Até
CurtirCurtir
Lindo o blog
CurtirCurtir
Lincada (Y)
Abraços, até.
CurtirCurtir
Mindlin é um apaixonado por conhecimento. Sua biblioteca é sua vida; ou sua vida é a biblioteca. Abraços e sucesso com o blog!
CurtirCurtir
para quem ainda não sabe, Mindlin e a Usp estão digitalizando toda a biblioteca, que já está disponivel na internet.
CurtirCurtir
nunca peguei um livro pra ler uahsduhasu
CurtirCurtir