Home>Literatura>A Verdade Sobre o Cristianismo

A Verdade Sobre o Cristianismo

Se você gosta de ciência – principalmente física – vai gostar de ler esse livro. O autor Dinesh D’Souza fala sobre ateísmo e cristianismo, buscando esclarecer os pontos contraditórios que muitos ateístas acusam o cristianismo.

O primeiro deles é o fato de afirmarem que o cristianismo está morrendo. Logo de cara o autor já coloca uma enxurrada de números de pesquisas sobre o aumento do cristianismo em vários países, incluindo o Brasil, e como têm aumentado o número de cristãos (principalmente evangélicos) no mundo. E mais informações interessantes que podemos perceber no nosso dia-a-dia como, por exemplo, o aumento de pastores africanos que hoje rodam o mundo pregando e a mudança do cristianismo, que começa a ser mais “avivado” ou então mais explosivo do que antigamente.

Um livro bem científico e religioso, mas é muito claro quando procura, pôr estas duas questões lado a lado. Percebe-se, então, que a religião não buscava ser contra a ciência e nem a ciência contra a religião, é o homem que tentar usar a ciência pra desmentir a igreja.

É interessante em alguns aspectos da física e da forma do universo como se encaixa na perfeição e no design perfeito e a relação que cada um tem com outro organismo.

Apesar do ateísmo se tornar mais conhecido devido a um vasto numero de livros publicados e autores já se consagrando em seu meio, criando novas teorias, o cristianismo continua com um crescimento bem maior que outras religiões.

Nossa época, segundo o autor, é um tempo de renascimento das religiões em todo o mundo. O secularismo está diminuindo e a tendência, é estarmos cada vez mais fundamentados nas religiões. O secularismo, segundo Dinesh, só é forte na Europa, onde hoje somente 10% dos freqüentadores de igrejas são freqüentadores regulares.

Ao contrario da Europa, a África se mostra em um crescimento inabalável. Junto com América do Sul e Central o número de adeptos ao cristianismo cresce a cada dia. No Brasil, as igrejas pentecostais são as mais procuradas e as que mais convertem pessoas. Atualmente, cita o autor, há cerca de 50 milhões de brasileiros protestantes, enquanto há poucas décadas atrás o número era tão baixo que não se conseguia contá-los. Já na África, o número de cristãos já chega a 50% de toda a população do continente e falta igrejas para alojar todos os fiéis. Estes dados o autor utiliza para mostrar como o cristianismo está cada vez mais forte, contrariando as predições dos ateístas que diziam que as religiões iriam morrer.

A partir desses dados que Dinesh começa seu livro. Neste ponto o autor começa a mostrar suas idéias, baseando fatos históricos e vários autores, teólogos e cientistas, a falar das áreas mais usadas pelos ateístas sobre a inexistência de Deus: ciência, filosofia, evolução e, até mesmo, moralidade.

O autor toca em pontos importantes e não foge dos temas polêmicos, como a teoria da evolução de Darwin, onde afirma que, ao contrario do que afirma, ela não só comprova a existência de Deus, como também a perfeição de sua criação.

Com argumentos bem elaborados e fundamentados, o autor consegue falar de ciência de forma clara, mesclando religião com física de modo preciso, mostrando que a ciência acaba comprovando a fé cristã com seus estudos.

Tudo isso é usado por Dinesh para, aos poucos, chegar ao ponto principal de seu livro: o próprio ser humano e suas convicções e dúvidas sobre fé e sobrenatural, conceitos já formados e pensamentos acerca da ciência. Seu objetivo não é só falar sobre o que busca o cristianismo ou cobre os equívocos do ateísmo, mas sim como você – leitor, ser humano com idéias e pensamentos – vê a ciência e a fé. Seu objetivo é fazer o leitor pensar e se questionar: “eu creio neste cristianismo? É esta a fé que sigo?”.

Se estas ainda são dúvidas que pairam em sua mente às vezes, é uma boa pedida ler “a verdade sobre o cristianismo“.

Para comprar o livro, clique aqui.

Luciana
Jornalista e editora, mestre em rádio e televisão.

40 thoughts on “A Verdade Sobre o Cristianismo

  1. lu: nao existe coisa melhor para um autor que escrever um livro polemico – a igreja nao passa de uma empresa. sou um ateista que reconhece a energia suprema…esta nao precisa de biblias ( o papel nao da nem para limpar a bunda) —tudo sao farsas…somos o que somos…nos e a energia que tudo ve e tudo sabe. a igreja é criminosa…aniquilou a evoluçao humana durante milenios…
    eu tenho medo dos crentes…

  2. apesar dos pormenores com a igreja andre, o livro fala mais de fé e criaçao do que da instituição. mas concordo com vc.

    O que me entristece msm é ver que muitos ja detonam o livro pelo titulo, e nao falo so dos ateus, mas ate msm dos crentes. Ouvi ha poucos dias um que so de ler a capa achou que era livro detonando o cristianismo.

    nao da pra julgar o livro pela capa, muito menos pelo titulo. Por isso acho que resenhas sao tao interessantes, pois podem quebrar preconceitos que alguns tem.

  3. Que exelente dica. Sou Historiador. Estudei quase dois anos de Hstoria Medieval e um de Teologia. Realmente estudar o cristianismo eh muito interessante. Passamos a entender muito o que ocorre no mundo e com o sicretismo dessa religiao conseguem englobar tal diversidade. Gostei muito mesmo!!
    Olha, tenho post novo. De uma passadinha pelo meu blog quando quiser ler algo diferente.
    Abrcs
    Trujillo

  4. O cientista provou a existência de Deus? Duvido. A não ser que ele tenha se auto-intitulado Deus. Pelo que me consta, a ciência não pode negar que Deus exista, nem tampouco que Ele não exista. Se a ciência provasse, não precisaríamos mais ter fé Nele, mas apenas conhecê-lo…

    Queria sinceramente saber como é que o cientista “prova” a existência de Deus, mas confesso que não estou interessado em ler o seu livro…

  5. Bom, para mim.. cristianismo é vago demais.
    Eu já estou perdida, sempre fui evangélica, mas os evangélicos se reinventam a todo instante, com a nova ‘verdade’, novas regras, e assim, fica dificil saber em que acreditar.
    Sobre a parceria, eu realmente adoraria! Seu blog está lindo, parabéns.
    Bitoquinhas ;*

  6. Taynara, pra mim, o certo é seguir a cristo e nao os evangelicos ou catolicos, porque senao vamos seguir somente regras que mudam sempre e nunca a Cristo.

    juca vou por =)

  7. Muito legal a o post sobre “a verdade do cristianismo”!! Acredito que nunca se falou tanto no Cristo e no lado espiritual da vida qto hj e a própria ciência dia-a-dia vem se aproximando disso. A cisão feita entre ciência e religião a seculos atrás pelos dogmatismos vem se desfazendo a medida que o homem compreende que a Lei que deve reger sua vida é do Amor… a mesma msg deixada por Jesus!! Com certeza o homem caminha para uma humanidade mais fraterna… após a tempestade, vem a bonança… creio muito nisso!! Parabens pelo post e muita paz, abraço!!!

  8. Nunca vi falar nesse autor. Depois irei pesquisar sobre ele e o por que dele ter escrito esse livro! UHAhuaHUaHUahu

    Como diria Nietzsche: “A fé é querer ignorar tudo aquilo que é verdade.”. Deixe eu ficar com minhas dúvidas poucos céticas aqui!

    Mas procurarei saber sobre esse livro!

    Boa iniciativa de resenhar/divulgar livros, CDs. É o primeiro blog que vejo nesse segmento!

    Parabéns pela maneira como escreve. Continue postando!

    Tiago Sant’Ana
    http://www.jornalistadepeso.blogspot.com

  9. uma boa dica esse livro!
    acho mesmo que irei conferir-lo! ^^
    quanto ao que você falou que o cristianismo esta morrendo,
    eu concordo plenamente.
    antes era absurdo uma pessoa dizer que era não acreditava em Deus em Cristo ou que era Pagã, coisas assim…
    agora se tornou algo comum (e, porque não, melhor?rs)

  10. Oi.
    .
    Gostei bastante da dica e vou comprá-lo assim que puder. Enquanto isso, leio um capítulo gratuito no site oficial.
    .
    Obrigado pelas palavras lá no Hora Teológica. É exatamente isso que faz-me continuar sempre.
    .
    Tem razão em não se preocupar. Deus tudo provê na hora certa.
    .
    .
    Bjss e fique com Deus, na Paz.

  11. Lú parabéns pelo blog. É bom ler quem gosta e entende de livros escreve sobre eles.
    Que você continue tendo disposição para sempre atualizar o blog.
    Beijos.

  12. É sempre muito polêmica essa discussão. Acho até meio complicado posicionar-se. Todos vivemos da razão e da fé. Difícil…
    abraçoss

  13. Olha, tenho um blog conjunto onde eu e uma amiga, abordamos temas gerais de entrertenimento.
    Estava a muito tempo procurando alguém que fizesse crítica de livros pra fechar uma parceria.
    E agora pude encontrar o seu blog e observar o seu talento.
    Se estiver interessada(eu gostaria muito que se interessasse), por favor, passa lá em meu blog e deixa um recado.

    http://duventublog.blogspot.com/

  14. [b]http://vivoverde.blogspot.com/

    [red]Post: CASO JALAPÃO X SUVIVOR[/RED]

    Por favor galera, preciso que vocês me ajudem a DIVULGAR isto…

    Postem em seus BLOGS!

    O Brasil precisa saber disto

    Quem puder postar, me avisa que irei divulgar em postes os blogs que ajudarem!!

    Grata!

  15. Ok LUciana, vou por seu link nos parceiros tanto do meu blog pessoal o Du Ventu, mas vou colocar também o seu link no blog que gostaria de fechar a parceria que é o http://pouco-lirismo.blogspot.com .
    No caso, a parceria poderia funcionar assim, uma vez por mês, se desse você poderia dar a dica de um livro fazendo a crítica dele.
    E quando você precisar pode me falar que estarei disposto a te ajudar no que quiser!
    Se estiver interessada manda um recado!

  16. Um filosofo disse: eus não nos criou, NÓS criamos deus.
    é a filosofia e ciencia contra eligião.m assnto qe ha seculos e discutido…e nada de concreto!
    Mais um escritor em busca de um Best Saller!
    mas me interessei pelo livro..!

    boa dica e muito bom seu blog

  17. Eu creio que já passei da fase deste questionamento em minha vida. Hoje sou agnóstico, tendenciando para o ateísmo. Mas tive uma formação cristã-católica.

    Creio que, infelizmente, a religião está se proliferando nos dias de hoje. Mas o meu infelizmente não é a respeito da fé das pessoas e sim pq a religião avança cada vez mais no campo da política. Veja como é difícil aprovar qualquer lei que bata de frente com os valores morais cristãos. E o quanto isto pode ser prejudicial para uma sociedade. Basta olhar para a o passado e até mesmo para os países que tem a religião como regedora de leis.

    Fica aqui uma dúvida em minha mente, responda-a apenas se quiser: E você, crê em TODO este cristianismo?
    É interessante esta pergunta. Afinal, quantas pessoas dizem crer em algo, mas na realidade nem sabe bem o que aquilo significa e jamais parou para pensar e refletir sobre o assunto.

  18. O tempo passa e deixa cada vez mais claro a necessidade que o homem tem de se firmar, não em algo vago, não em coisas vãs, mas na Rocha Eterna – Jesus. Interessante notar que, por mais que tentem erradicaro Cristianismo – e aqui, quando digo Cristianismo, não me refiro ao conceito banal e pragmático que é hoje adotado, mas ao Cristianismo puro e simples de C. S. Lewis, a prática de manifestar diariamente o viver de Cristo através de nossas vidas – não há meios disso ocorrer.
    Parabéns pela resenha! É mais um incentivo a ler um livro como esse, que não somente mostra a verdade sobre a fé e as adversidades superadas por aqueles que a defendem, mas que exorta aos cristãos a se conscientizarem e refletirem sobre o que de fato acreditam.

  19. Nossa, não conhecia esse livro, mas agora estou doida para ler. Um tema muito interessante de fato e do qual faço meio que parte, uma vez que tenho uma família muito religiosa e não me vejo nesse meio, vou muito pelo lado da ciência. Com certeza irei ler esse livro. Muito interessante mesmo. Obrigada pela dica.

  20. as teorias do design e questionamentos antigos são discutidas no livro. Achei bem esclarecedor questões que são um pouco duvidosa como o big bang, que explodiu tudo, mas criou algo tao perfeito. Como nosso planeta esta na melhor posição para termos estações e clima suportavel o ano inteiro.

Deixe uma resposta